30 dezembro 2010
Planos de Leitura da Bíblia
Para baixar o plano clique na seta verde e imprima.
Boa leitura a todas!
http://www.4shared.com/dir/827756/e43e3f06/Planos_de_Leitura_da_Bblia.html
A JOIA DE UM ESPÍRITO MANSO
“Seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus”. (1 Pe 3.4)
Você leu atentamente acima as sagradas palavras da Bíblia? Durante séculos, estas palavras maravilhosas têm levado as mulheres que amam a Deus a se revestir interiormente de um espírito manso e tranqüilo. Mansidão e tranquilidade, dois traços de caráter preciosos aos olhos do Deus que tanto amamos!
Porém, muitas mulheres (quem sabe você também, minha querida?) se têm perguntado: “O que significa um espírito manso e tranquilo? E como eu posso me vestir interiormente e me ornamentar com essas duas lindas jóias?”
Uma definição simples, porém maravilhosa, responde a essa pergunta: ter um espírito manso (ou meigo) significa “não criar transtornos”, e ter um espírito tranquilo significa “portar-se com serenidade diante dos transtornos causados por outras pessoas”. Hoje vamos analisar mansidão. Amanhã, analisaremos a tranquilidade.
Ter um espírito manso significa não criar transtornos. Pense nesta definição baseando-se na vida e exemplo de Jesus. Quando Jesus descreveu a si próprio, Ele disse: “Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração” (Mt 11.29). Posteriormente, Ele, que é o Rei do universo, se apresentou diante de nós não como um guerreiro poderoso e conquistador, mas como um homem humilde e manso montado em um jumentinho (Mt 21.5), recusando-se a lutar ou contender e, tampouco, a esmagar a cana quebrada (Mt 12.19,20).
Você captou a ideia? Percebeu a linda mansidão que Deus tem em mente para você como uma de suas servas escolhidas? Não somos chamadas para a agressão, combate, contenção. Somos chamadas para mansidão, benignidade, indulgência e paciência. Em vez de sermos ríspidas, violentas, dominadoras, provocar as outras pessoas e causar transtornos, devemos demonstrar atitudes cativantes, agradáveis e encantadoras. Um chamado sublime, é verdade!
Você deseja usar a preciosa jóia da mansidão? Revista-se, então, do Senhor Jesus Cristo (Rm 13.14). Tendo Jesus como adorno principal, a mansidão dele se evidenciará enquanto você caminha pela vida... com espírito de mansidão, sem criar transtornos!
Elizabeth George
Mensagem de fim de ano
Queridas alunas,
No ano de 2010 plantamos sonhos, alimentamos esperanças. Muitas de nós realizamos alguns desses sonhos, mas outras ainda não: seja um emprego, passar em um concurso, cursar uma faculdade, graduar-se, constituir uma família pelo casamento, ou outro sonho qualquer. Talvez, para algumas de vocês, o ano de 2010 foi ano de decisão e desafios. Ano de perdas e conquistas. Ano de mudança de planos.
Mas, o que resta de tudo isso neste final de ano não é apenas o realizar dos sonhos nem ao menos o contabilizar dos ganhos e perdas. O mais importante é servir a Deus com todas as forças, com todo o entendimento, com todo o coração, e entregar a Ele todos os sonhos, planos e todos os desafios que ainda virão, confiando que Ele é poderoso para fazer em nós tudo, muito mais abundantemente, além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera. Essa é a palavra de Deus para nós nesse novo ano.
A esperança do crente não está nessa vida, nem nas conquistas e realizações humanas. Quem um dia nasceu de novo e adquiriu a naturalização celestial, vive neste mundo, mas deseja estar no lar celestial, sonha um dia ver o seu Senhor. Nosso maior sonho é ser revestido da nossa habitação, que é os céus. Se nos apegarmos a isso, todas as demais coisas serão postas em segundo plano e procuraremos agradar sempre a Deus, nessa esperança de um dia vê-lo face a face. Alunas da 40ª classe, “agora somos filhas de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro”.
Por isso, ainda que soframos aqui, ainda que os sonhos terrenos sejam frustrados, ainda que tudo se acabe, se estamos com o Senhor, continuaremos sonhando, pois sabemos que “a nossa leve e momentânea tribulação produz em nós um peso eterno de glória muito excelente, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que não se vêem, porque as que se vêem são temporais e as que não se vêem são eternas”.
Por isso, sejamos sóbrias e vigiemos, amadas. Tenhamos sempre em mente que o que nos move aqui e o que nos faz viver é essa esperança eterna. Se possuirmos tudo, mas não tivermos essa certeza, na verdade não possuiremos nada. Quanto mais os dias passam, mais se aproxima a volta do nosso Senhor. Devemos esforçar-nos para que estejamos preparadas para nos encontrar com Ele a qualquer momento. Não permita que os sonhos terrenos ofusquem a glória que nos aguarda. Caminhe por este mundo, trabalhe, estude, viva a vida que Deus lhe deu, tendo em mente que tudo isso é apenas um momento de preparação para nos encontrarmos com o nosso Rei. Purifique-se. Busque a Deus custe o que custar. Renuncie sua carne e o pecado. Renuncie as ofertas do mundo e de satanás. Leia mais a Bíblia. Aprofunde-se no conhecimento de Deus. Ore incansavelmente. Coloque seus olhos no Autor e Consumador na nossa fé. E tenha em vista o invisível.
É nessa esperança que nos apoiamos: a esperança de um dia poder olhar Jesus face a face e estar com Ele eternamente. Por isso oramos assim:
“Senhor, toma posse plena do nosso coração, porque dele procede todas as fontes da nossa vida, coloca nele os teus sonhos, reina ali como tu reinas no céu. Sendo criados por Ti, deixa-nos viver para Ti. Sendo criados para Ti, sempre permita que façamos tudo para a tua glória. Sendo redimidos por Ti, deixa-nos entregar-te o que é teu e que nosso espírito sempre se mantenha fiel só a Ti. E enquanto estivermos contigo, Senhor, continuaremos sonhando, não os nossos sonhos, mas os teus. Recebe a nossa oração, e faz em nós a tua vontade. AMÉM”.
Agradecemos a Deus pela sua vida e por mais este ano que Ele nos deu em sua presença, aprendendo a sua Palavra. Desejamos que os desígnios de Deus se cumpram em sua vida no ano vindouro e que a Palavra de Cristo habite em você abundantemente. Esperamos que nesse novo ano possamos juntas aprender mais do Senhor na Escola Dominical e que o nosso compromisso com Deus e a sua obra aumente dia a dia.
Um forte abraço a todas e que Deus nos abençoe, hoje e sempre!
Cristhiane e Adna
40ª Classe da Escola Bíblica Dominical – Templo Central