27 janeiro 2010
David Wilkerson - Um Chamado Para a Angústia
25 janeiro 2010
O QUE O ESTUDO BÍBLICO FARÁ POR VOCÊ
1. Ela nos tornará crentes mais fortes
Ninguém quer ser fraco, quer seja física ou espiritualmente. Os "jovens" de 1 João 2:14 já não eram mais "filhinhos"; eram fortes, porque a Palavra de Deus permanecia neles e eles haviam vencido o maligno. Isto significa que haviam se alimentado da Palavra de Deus, e não estavam mais sendo constantemente derrotados pelo pecado e pelas tentações. Existe somente um modo para se crescer e fortalecer espiritualmente – ler e estudar a Palavra de Deus.
Nesses últimos anos tenho tido a oportunidade de observar milhares de cristãos – alguns inteligentes, outros de capacidade média; alguns com educação superior, outros com pouquíssima instrução escolar; alguns com curses de escolas bíblicas, outros, não. Dentro de cada uma dessas classificações, tenho vista alguns crentes que continuam a ser bebês em Cristo, enquanto outros crescem e se tornam fortes no Senhor. O único ponto que tinham em comum não era o mesmo grau de instrução, mas, sim, o hábito de alimentarem a mente com a Palavra de Deus. Notemos essa expressão do verso 14: "...tendes vencido o maligno". Isso requer uma força espiritual que somente adquirimos com o estudo da Palavra de Deus. As centenas de pessoas que fracassam espiritualmente e que me procuram para aconselhamento tinham todas um denominador comum – a negligência da leitura diária da Palavra de Deus. Todos esses fracassos (e conseqüente infelicidade) poderiam ter sido evitados, se houvessem aprendido a estudar a Palavra de Deus
19 janeiro 2010
A BÍBLIA FOI ESCRITA PARA PESSOAS COMUNS
Infelizmente, a maioria dos cristãos pensam que nunca conseguirão entender a Bíblia. Acreditam que ela foi escrita para teólogos ou pastores, e tudo que eles têm a fazer é escutar aos ensinos e palestras dos "entendidos na Bíblia", ou ler livros a respeito dela; mas passam pouco tempo estudando a Bíblia eles mesmos. E a parte triste de tudo isso é que a Bíblia não foi escrita para teólogos; for escrita para pessoas como nós. Par exemplo, o Senhor disse, através do apóstolo João: "Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados... porque conheceis o Pai." (I Jo 2:12, 14.) Portanto, está claro que os "filhinhos", ou crentes novas, podem entender a Bíblia. Isto significa que você, leitor, poderá compreender a Bíblia. Talvez nem todos sejam capazes de se aprofundar nas verdades bíblicas da mesma maneira que us teólogos, e haverá muitas coisas que não iremos compreender, mas a verdade é que muito major é o número de instruções bíblicas que podemos entender, que as que não podemos.
Depois que nos convencemos de que podemos estudar a Palavra de Deus por nós mesmos, a nossa vida espiritual toma uma nova dimensão. Já vi crentes novos e também crentes mais antigos que nunca haviam ficado muito empolgados com sua experiência cristã, serem reavivados logo que se entregaram ao estudo da Bíblia sozinhos. Após vários anos de estudos, consegui organizar um método simples de estudo bíblico, que praticamente já transformou a vida daqueles que o experimentaram com persistência. Este livro foi escrito com a finalidade de ajudar o leitor no estudo da Palavra de Deus, e levá-lo a ter este mesmo progresso na vida espiritual.
Mas tenho que fazer uma advertência – isso requer algum esforço. Um matemático grego disse: "Não existe uma estrada pavimentada para se chegar ao conhecimento da geometria." Esta declaração for dirigida a um jovem estudante que desejava saber se não existia uma maneira mais fácil de aprender aquela ciência, sem estudar. Como sabemos muito bem, isso não existe; e o mesmo aplica-se ao estudo bíblico. Na verdade, tal estudo requer o tipo de esforço mais árduo que há – pensar; mas é o único meio de se aprender as lições bíblicas. Quem seguir o programa exposto nesta obra, verá que ele vale a pena, e terá absorvido um conhecimento prático da Bíblia quo não apenas enriquecerá sua vida espiritual, mas também o capacitará para servir a Jesus Cristo durante os anos que virão.
A idéia de organizar este manual de estudos ocorreu-me alguns anos atrás, quando vi um anúncio numa revista. Dizia o seguinte: "Aprenda inglês co apenas quinze minutos diários." Durante o curso secundário, nada fora mais difícil para mim que aprender inglês. Aquele professor mostrou-me que era possível dominar o idioma com apenas quinze minutos de estudo par dia – e tinha razão. Na realidade, podemos aprender bem qualquer coisa, com 15 minutos de estudo par dia, se persistirmos nisso pelo tempo que for necessário. Pelo nosso programa, o aluno precisará de 15 minutos de leitura e mais 15 minutos de estudo, por dia, e depois, mais alguns momentos esparsos de folga, para o aprendizado. Mas, após três anos deste estudo, o aluno terá conseguido atingir us seguintes objetivos:
1. Ler a Bíblia toda.
2. Ler os livros principais várias vezes.
3. Gravar os princípios básicos mais importantes, as promessas de Deus e suas ordenanças.
4. Estudar os principais capítulos.
5. Aprender us versículos-chave.
5. Adquirir um conhecimento prático da Bíblia.
6. Formar o hábito permanente de estudar a Bíblia, o que enriquecerá toda a sua vida.
O autor pressupõe que o leitor interessado freqüenta regularmente uma igreja evangélica, onde a Bíblia é ensinada, e onde ele assiste aos estudos bíblicos; tal prática deve continuar, lógico. Agora, sugerimos que acrescente a isto us quatro métodos de estudo bíblico: ler, estudar, decorar e meditar. Você descobrirá que os resultados compensarão o tempo investido nesse esforço.