Que
diferença faz se Deus existe?
William Lane Craig
As pessoas ocidentais por viverem em contextos de origem cristã não
conseguem perceber a importância da existência de Deus. Então, devemos mostrar
as implicações da existência de Deus para pessoas descrentes. Na Rússia está
havendo um crescimento do cristianismo devido `a “prova do contrário”, pois o
povo viu que o marxismo por tantos anos não deu certo.
Filósofos existencialistas como Sartre analisaram que de fato a
inexistência de Deus torna a vida sem sentido. Apesar disso não ser uma prova
em favor da existência de Deus, isso mostra a importância da pergunta. Ninguém
que conhece as implicações do ateísmo pode ignorar a pergunta “que diferença
faz se Deus existe”, pois sem Deus a vida humana é absurda: a vida não tem sentido,
valor ou propósitos superiores e definitivos.
1.Sentido:
significado (porque algo importa)
2.Valor:
bem ou mal (certo ou errado)
3.Propósito:
alvo (razão de algo existir)
Minha defesa é que se Deus não existe, então tais coisas não existem,
além de em nossas próprias cabeças. Não estou dizendo que ateus são imorais ou
não tem alvos, mas que segundo o ateísmo todas as coisas são somente ilusões
subjetivas.
Consideremos a questão da imortalidade. Se Deus não existir tanto o
homem quanto o universo estão fadados à morte, ao “não ser”. Conforme diz o
filósofo existencialista Jean-Paul Sartre: “Uma vez perdida a eternidade,
não faz muita diferença se isso demorar muitas horas ou muitos anos”. A
consequência disso é que a vida se torna absurda:
1) Sem sentido final:
se toda pessoa deixa de existir quando morre, qual a diferença final faz nossa
vida. Certamente, podemos ter influência relativa, mas nenhuma importância
absoluta. Em última análise, não faz diferença e a humanidade não tem nenhuma
diferença de um bando de mosquitos. Mas mesmo tendo imortalidade, não é só
disso que o homem precisa para ter sentido. O homem precisa de imortalidade e
de Deus e se Deus não existe, o homem não tem nenhum dos dois.
2) Sem valor:
sem imortalidade e se tanto o bom quanto o mal tem o mesmo fim, então não
existe razão para sermos morais. “Não pode haver virtude sem imortalidade”
(Dostoievski). Dizer que a moralidade flui de interesses comuns (uma mão lava
outra) é uma resposta simplista que ignora que os interesses de algumas pessoas
vão diretamente contra o de outras. Sem imortalidade não há nenhum razão
objetiva para moralidade. E se Deus não existe, não há um padrão objetivo de
moralidade, tornando-se só uma construção do gosto pessoal, da evolução ou da sociedade.
3) Sem propósito:
se tudo está fadado à morte, então não há nenhum propósito na vida ou no
universo. Se Deus não existe, a vaidade descrita em Eclesiastes é
verdade: “Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede
aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e
todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é
nenhuma, porque todos são vaidade” (Eclesiastes 3:19). Se a vida acaba com a
morte não temos um propósito final com a vida. E, além disso, mesmo com a
imortalidade, mas sem Deus, o homem continuaria a sendo um mero acidente
cósmico, um produto casual de matéria, tempo e chance, sem razão nenhuma de
existência. Se Deus não existe você não passa de um aborto da natureza,
lançados sem propósitos para viverem uma vida sem propósito.
Se Deus não existe, então tudo o que temos é o desespero. Como Schaeffer
diz: “Se Deus está morto, então o homem também o está”. O filósofo ateu
Bertrand Russell, por exemplo, sugeriu que devemos construir nossas
vidas “sob o firme fundamento
do desespero incessante”. A vida consistente com o ateísmo é
uma vida infeliz. Toda felicidade de um ateu é uma inconsistência. Nietzsche,
filósofo existencialismo, em uma história previu as consequências do ateísmo:
Não ouviram falar daquele homem louco que em plena manhã acendeu uma
lanterna e correu ao mercado, e pôs-se a gritar incessantemente: “Procuro Deus!
Procuro Deus!”? – E como lá se encontrassem muitos daqueles que não criam em
Deus, ele despertou com isso uma grande gargalhada. Então ele está perdido?
Perguntou um deles. Ele se perdeu como uma criança? Disse um outro. Está se
escondendo? Ele tem medo de nós? Embarcou num navio? Emigrou? – gritavam e riam
uns para os outros. O homem louco se lançou para o meio deles e trespassou-os
com seu olhar. “Para onde foi Deus?”, gritou ele, “já lhes direi! Nós os
matamos – vocês e eu. Somos todos seus assassinos! Mas como fizemos isso? Como
conseguimos beber inteiramente o mar? Quem nos deu a esponja para apagar o
horizonte? Que fizemos nós ao desatar a terra do seu sol? Para onde se move ela
agora? Para onde nos movemos nós? Para longe de todos os sóis? Não caímos
continuamente? Para trás, para os lados, para a frente, em todas as direções?
Existem ainda ‘em cima’ e ‘embaixo’? Não vagamos como que através de um nada
infinito? Não sentimos na pele o sopro do vácuo? Não se tornou ele mais frio?
Não anoitece eternamente? Não temos que acender lanternas de manhã? Não ouvimos
o barulho dos coveiros a enterrar Deus? Não sentimos o cheiro da putrefação
divina? – também os deuses apodrecem! Deus está morto! Deus continua morto! E
nós o matamos! Como nos consolar, a nós, assassinos entre os assassinos? O mais
forte e sagrado que o mundo até então possuíra sangrou inteiro sob os nossos
punhais – quem nos limpará esse sangue? Com que água poderíamos nos lavar? Que
ritos expiatórios, que jogos sagrados teremos de inventar? A grandeza desse ato
não é demasiado grande para nós? Não deveríamos nós mesmos nos tornar deuses, para
ao menos parecer dignos dele? Nunca houve ato maior – e quem vier depois de nós
pertencerá , por causa desse ato, a uma história mais elevada que toda a
história até então!” Nesse momento silenciou o homem louco, e novamente olhou
para seus ouvintes: também eles ficaram em silêncio, olhando espantados para
ele. “Eu venho cedo demais”, disse então, “não é ainda meu tempo. Esse
acontecimento enorme está a caminho, ainda anda: não chegou ainda aos ouvidos
dos homens. O corisco e o trovão precisam de tempo, a luz das estrelas precisa
de tempo, os atos, mesmo depois de feitos, precisam de tempo para serem vistos
e ouvidos. Esse ato ainda lhes é mais distante que a mais longínqua constelação
– e no entanto eles cometeram! – Conta-se também no mesmo dia o homem louco
irrompeu em várias igrejas , e em cada uma entoou o seu Réquiem aeternaum deo.
Levado para fora e interrogado, limitava-se a responder: “O que são ainda essas
igrejas, se não os mausoléus e túmulos de Deus?”(Nietzsche, A Gaia ciência,
fragmento 125).
A cosmovisão cristã fornece tanto a existência de Deus, quanto a
imortalidade, necessárias para uma vida significativa e objetivamente feliz.
Então, se só tivéssemos isso, parece muito mais razoável escolher o
cristianismo. Conforme a aposta de Pascal: “quem apostar na existência de Deus,
se ganhar, é evidente que tudo ganha, mas caso perca, nada perde. Trata-se de
um jogo em que se arrisca o finito para ganhar o infinito”.
Você consegue ver agora a importância da pergunta “Que diferença faz se
Deus existe?”? Considere-a atentamente.
Fonte: http://voltemosaoevangelho.com/blog/2012/03/william-lane-craig-que-diferenca-faz-se-deus-existe/
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