28 março 2015

OS DEZ MANDAMENTOS. Lição 13.

Paz do Senhor, meninas!
Graças a Deus estamos concluindo mais um ciclo de lições bíblicas. Foram três meses aprendendo um pouco mais sobre os Dez Mandamentos (particularmente, eu aprendi muito mais do que eu imaginava que poderia aprender).
Agradecemos às nossas professoras pelo empenho, dedicação e pelo prazer em compartilhar com a gente o universo de conhecimento e sabedoria que elas adquiriram com Deus, os livros e as experiências vividas.
Neste domingo estudaremos a última lição do trimestre que tem como título “A Igreja e a Lei de Deus”. O objetivo da lição é fazer a gente entender que é possível, e necessário, cumprir a Lei, ou seja, o Pentateuco, nos dias atuais.
A verdade prática da lição diz: “O Senhor Jesus definiu de maneira clara a relação entre o Antigo e o Novo Testamento, entre a Lei e o Evangelho.” A Lei é tão aplicável aos cristãos do século XXI quanto era aos cristãos da Igreja Primitiva.
O que a lição mostra é que Deus havia revelado uma parte da doutrina sobre Ele, o mundo e a salvação no Antigo Testamento, e Jesus veio para completar essa revelação. Portanto, ele mesmo, como homem, também cumpriu a Lei e reforçou a sua aplicabilidade.
Por último, precisamos deixar claro que a função da Lei não é salvar (sabemos que só Jesus salva o pecador), mas conduzir os salvos por um caminho de retidão e santidade, a fim de que eles cheguem ao destino glorioso. Paulo descreve bem isso em Gálatas 2.16.
Para mais informações, compareçam este domingo à Escola Bíblica Dominical mais perto da sua casa.
Deus abençoe todas nós.

PS: Não esqueçam de baixar o link.

21 março 2015

OS DEZ MANDAMENTOS. Lição 12.

Paz do Senhor, meninas!
Como um dos propósitos do blog da Classe 40 é levá-las ao conhecimento mais profundo de Deus e sua Palavra por meio das lições bíblicas, achei interessante comentar um pouco sobre o tema da lição de cada domingo, além de anexar o link mais indicado por nossas professoras – o comentário da RBC.
De antemão, peço desculpas por começar esse projeto na décima segunda lição do trimestre, ou seja, quase no fim. É que eu tenho aprendido a desapegar daquela ideia de que os projetos começam nas segundas feiras, nas primeiras semanas de cada mês, no primeiro mês de cada semestre... Percebi que eu sempre adiava, na intenção de começar “certinho” e nunca começava. (Aproveitem a dica).
Pois bem. Vamos ao que realmente interessa. A lição deste domingo tem por título “Não Cobiçarás”. Informo a você, leitora que não tem acompanhado as lições do trimestre até então, que estamos estudando “Os Dez Mandamentos”, contidos na passagem de Êxodo 20.
A verdade prática da lição diz: “A cobiça é a raiz da qual surge todo pecado contra o próximo, tanto em pensamento como na prática.” Isso significa que o primeiro passo para pecar contra o próximo chama-se cobiça, e esse passo não é necessariamente dado com “atos”, mas principalmente com pensamentos. A meu ver, esse é o grande problema, porque, se já é difícil controlar nossas atitudes e comportamentos, imagine controlar os pensamentos!
Por mais que a gente já tenha ouvido falar a palavra “cobiça”, não custa nada trazer o significado mais uma vez. Quem sabe sirva para esclarecer algumas mentes que podem estar confusas sobre o termo. Sucintamente, a lição diz que “é o desejo ardente de possuir ou conseguir alguma coisa que pertence ao próximo”.
O exemplo bíblico que a lição mais enfatiza é o de Nabote e sua vinha. Já ouvimos essa história no domingo passado, e você já deve ter lido antes. De qualquer forma, leia novamente e atente para os detalhes. Procure outras versões. Leia o rodapé, caso tenha na sua bíblia. Aumente o seu conhecimento da Palavra de Deus.
Para mais informações, compareça este domingo à Escola Bíblica Dominical mais perto da sua casa.
Deus abençoe todas nós.

PS: Não esqueça de baixar o link. Você pode ler até no celular mesmo. Gaste alguns minutos, serão muito proveitosos. Você não vai se arrepender.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...