04 novembro 2009

Curto e Longo Prazos

Vivemos na era do fast food, da gratificação imediata. Tudo é instantâneo, as respostas são imediatas, as refeições são de microondas, as longas filas de espera foram substituídas pela Internet e sua velocidade. Os grandes dilemas humanos são resolvidos em meia hora num programa de TV. Com um clique mudamos as cores do nosso blog, apagamos mensagens indesejadas, mostramos ao mundo a nossa cara.

Essa é a nossa geração. Geração "Fast Food". É aí onde entra o curto e longo prazos. Realizar nossos desejos a curto prazo pode trazer um prazer momentâneo, uma alegria breve e uma tremenda dor a longo prazo.

Vejamos:
1. Crédito instatâneo: dívida a longo prazo;
2. Muito açúcar: gorduras e problemas de saúde a longo prazo;
3. Gratificação sexual imediata: doenças sexualmente transmissíveis e dor emocional em longo prazo;
4. (...) segue a lista.

O que precisamos hoje é de limites e contratos que retarde nossos desejos imediatistas. Talvez seja doloroso esperar, mas a recompensa é gratificante ao final. Poupa-se hoje e amanhã vive-se tranquilo. Diminui hoje e amanhã terá longevidade. Sacrifica-se um desejo hoje e amanhã terá satisfeito todos eles de forma equilibrada e madura, sem as consequencias do impulso intuitivo. Negar um desejo de curto prazo satisfaz nossa necessidade de maturidade e crescimento espiritual a longo prazo.

Mas para isso é preciso alguns ingredientes pouco usados por nossa geração: paciência, esforço e tempo.

Permissividade não exige pensamento nem paciencia nem esforço, somente prazer instantâneo. Mas o seu fruto é, em longo prazo, adultos sem caráter, incapacitados pela letargia do imediatismo.

Estejamos prontos a pagar o preço da disciplina. Mesmo que nos custe uma dor, um sacrifício por longo tempo, trabalho e esforço, lembremos que a recompensa ao final será grande. O semeador espera longo tempo até que usufrua do seu trabalho. Sacrificar nossos desejos no altar dos imediatos pode ser prazeiroso no início, mas seu fim não é o melhor.

Lembremos que a vida não termina por hoje. A vida continua. O que você constrói hoje, será sua casa amanhã. O que estamos construindo: um barraco ou um grande edifício?

"E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança" Romanos 5.3,4

3 comentários:

  1. Isso é uma realidade no nosso dia a dia sempre nos deparamos com situaçoes em que temos que escolher o caminho a ser seguido! o mais Curto ... sem consultar ao nosso Deus ... sem ter que esperar ... fazer do nosso Jeito! E o mais Longo ... No centro da vontade de Deus!
    Seja qual for o caminho a ser seguido vamos ter as consequências das nossas escolhas!

    O Melhor é sempre ESPERAR em Deus!
    ---> O semeador espera longo tempo até que usurfrua o seu trabalho <---

    Essa reflexão foi de grande benção para minha vida!!!!
    Gostei muiiiitoooooo!!!!
    Amo essa classe!

    ResponderExcluir
  2. Linda reflexão Adna realmente o mundo está desta forma e somos levados por esta massa por isso que temos nos guiar em Deus e pedir misericórdia a Ele e nunca deixarmos ser levados por imediatos da vida e sim ser por o tempo de Deus.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...